.

Glossário de termos imobiliários - Letra P, Q

P

PACTO COMPROMISSÓRIO. Também denominado contrato preliminar, é a convenção pela qual as partes se comprometem a celebrar contrato futuro. A promessa de compra e venda é um exemplo.

PACTO DE MELHOR COMPRADOR. Cláusula de contrato de compra e venda pela qual o vendedor, dentro de um prazo estipulado, pode desfazer o negócio se aparecer um novo comprador que ofereça melhores condições.

PAISAGISMO. Arte e técnica de planejar e organizar a paisagem, com plantas e outros recursos, como complemento da arquitetura.

PANO. Extensão de parede.

PARAPEITO. Resguardo de pequena altura, de sacadas, terraços e galerias.

PARTILHA. É a divisão dos bens da herança.

PASSEIO. Parte do logradouro público, destinado ao trânsito de pedestres.

PASTILHA. Pequena peça de revestimento.

PATAMAR. Superfície intermediária entre dois lances de escada.

PAVIMENTO. 1. Cada piso de uma edificação. 2. Piso que recebeu revestimento.

PÉ-DIREITO. Altura livre de um ambiente, medida do piso ao teto. O pé-direito padrão varia de 2,5 a 2,9 metros.

PÉ-DIREITO DUPLO. Altura de um ambiente, medida do piso ao teto, com o dobro da medida de um pé-direito padrão. Ver pé-direito.

PÉ-DIREITO ELEVADO. Altura de um ambiente, medida do piso ao teto, com medida superior a um pé-direito padrão. Diz-se de pé-direito elevado, ambientes com altura a partir de 3,5 metros.

PEITORIL. Base inferior das janelas que se projeta além da parede e funciona como parapeito.

PENDURAL. Peça da tesoura.

PENHOR. Direito real de garantia, quando o devedor entrega uma coisa móvel ou mobilizável ao credor, com a finalidade de garantir o pagamento da dívida. Por exemplo: quando uma pessoa compra um imóvel e não tem condições de arcar com o pagamento e, para saldar a dívida, entrega um bem ao credor (não necessariamente o bem que está sendo comprado).

PENHORA. Se o devedor não pagar a sua dívida, a tempo e horas, o credor pode desencadear um processo judicial para conseguir, por meios coercivos, o pagamento que lhe é devido. O juiz emite então um mandato, através do qual o devedor perde o direito de dispor dos seus bens, para garantir o pagamento, a penhora é executada, ou seja, o tribunal vende os bens e, com o produto da venda, paga ao credor.

PEQUENA REFORMA. Reforma, com ou sem mudança de uso, em que não haja supressão ou acréscimo de área e alterações que infrinjam as legislações pertinentes.

PERFIL DO TERRENO. Situação topográfica existente, objeto do levantamento físico que serve de base para elaboração do projeto.

PÉRGOLA. Passeio ou abrigo utilizado em jardins e áreas externas. Estrutura de colunas paralelas que sustentam treliças ou cobertura vazada de vigas e sarrafos cruzados, servindo de suporte para o crescimento de trepadeiras. Geralmente utiliza-se madeira como material de execução, mas também pode ser feita em estrutura em ferro, concreto ou outros materiais. Também conhecida como pérgula ou pergolado.  Construção de caráter decorativo para suporte de plantas, sem constituir cobertura.

PERGOLADO. Ver pérgola.

PÉRGULA. Ver pérgola.

PERMILAGEM. Proporção de cada fração autônoma, em relação ao valor ou área de um imóvel.

PERMUTA. Troca. Transferência mútua e simultânea de bens, como imóveis, entre seus respectivos proprietários. Diz-se ‘permuta com torna’ para a troca em transação imobiliária com parte de pagamento em dinheiro; e ‘permuta sem torna’ para a transação que não envolva dinheiro.

PERSPECTIVA. Técnica de representação tridimensional que possibilita a ilusão de espessura e profundidade de figuras, como um ambiente ou edificação. Esse efeito é criado a partir da projeção das linhas paralelas do primeiro plano para um ponto de fuga, de maneira que haja diminuição das figuras que ocupam o segundo plano da obra.

PESQUISA DE PLANTÃO DE VENDAS. Realizada com visitantes dos estandes de vendas de lançamentos imobiliários, com objetivo de conhecer a reação do público diante da apresentação do produto. Por meio da aplicação de um questionário estruturado, a pesquisa avalia questões referentes às características e localização do produto, bem como aspectos de atendimento, comunicação, marketing, entre outros.

PESQUISA DE PÓS-OCUPAÇÃO. Realizada com moradores de empreendimentos após sua entrega e determinado tempo de utilização do imóvel. A pesquisa permite uma avaliação detalhada da opinião dos entrevistados a respeito dos pontos fortes e fracos da construção, projeto, atendimento ao cliente das áreas da empresa com as quais teve contato, entre outros aspectos. A partir desse levantamento, verifica-se o grau de satisfação dos clientes, propondo-lhes melhorias quando necessário.

PESSOA NATURAL. Ser humano dotado de direitos e obrigações determinados pela lei.

PILAR. Elemento de sustentação tendo secção quadrada ou retangular.

PILASTRA. Pilar incorporado à parede e ressaltando.

PILOTIS. Elemento de sustentação de um pavimento térreo; nome que se dá ao pavimento térreo quando aberto.

PISCINA OLÍMPICA. Piscina com raia de dimensão igual ou superior a 50 metros.

PISCINA SEMI-OLÍMPICA. Piscina com raia de dimensão igual ou superior a 25 metros.

PISO DRENANTE. Aquele que permite a infiltração de águas pluviais no solo através de, no mínimo, 20% de sua superfície por metro quadrado.

PIVOTANTE. Termo utilizado para designar o tipo de abertura de portas e janelas realizado em torno de um eixo fixo vertical.

PLANTA. Representação geométrica da projeção de um plano, da parte ou do todo de uma edificação.

PLANTA BAIXA. Representação geométrica da projeção horizontal de uma edificação, vista no sentido do teto para o piso, em toda sua extensão.

PLANTA DE LOCALIZAÇÃO. Representação gráfica da posição exata de um terreno, e que compreende a região onde ele está localizado, com ruas e terrenos vizinhos.

PLANTA DE LOCAÇÃO. Representação gráfica da disposição exata da casa em relação ao terreno.

PLATIBANDA. Coroamento de uma edificação, formado pelo prolongamento das paredes externas, acima do forro.

PLAYGROUND. Termo originário do inglês, usado para definir área ou espaço de lazer destinado à recreação infantil, geralmente com brinquedos de uso comum.

POOL DE LOCAÇÃO. Conjunto de unidades de um flat, long stay ou hotel disponíveis para hospedagem ou locação temporária. Todas as unidades pertencentes ao pool de locação de um empreendimento têm decoração, mobília e equipamentos de mesmo padrão. Os proprietários dessas unidades (investidores) poderão ter renda com base em rateio da receita mensal obtida pela locação de todas as unidades participantes do sistema. O pool normalmente é gerenciado por uma administradora especializada.

PORÃO. Parte não usada para habitação, sob o térreo.

PORCELANATO. Produto cerâmico com características especiais resultantes da fabricação, que inclui maior quantidade de matérias-primas de qualidade e queimas em temperaturas altas – entre 1.200 e 1.250 ºC. É super-resistente, tem porosidade muito baixa (até 0,5% de absorção de água) e suporta melhor o tráfego intenso do que a cerâmica tradicional. É mais forte que muitas pedras quanto à resistência ao desgaste e às manchas.

PORTE COCHÈRE. Termo utilizado para designar via adicional para a passagem de carros, destinada a facilitar o embarque/desembarque de pessoas e bagagens, bem em frente à entrada principal de uma edificação. Espécie de prolongamento da rua dentro do terreno do imóvel.

PÓRTICO. Porta principal, portal. Local coberto, geralmente à entrada de um edifício, cujo teto ou abóbada são sustentados por colunas e viga ou por arcada. Estrutura que define um único vão, delimitando as entradas mais importantes de uma edificação.

PÓS-VENDA. Atendimento e relacionamento com o cliente na fase posterior à venda, com objetivo de avaliar, por exemplo, seu grau de satisfação em relação ao produto ou serviço adquirido.

POSSE. É a detenção de uma coisa, plena ou não, de alguns poderes inerentes à propriedade.

POUPANÇA-CONDOMÍNIO (conta). Conta bancária que tem como objetivo a criação de um fundo de reserva do condomínio. É uma conta especial, com prazo mínimo de um ano, renovável por iguais períodos de tempo. Pode ser mobilizada para realização de obras de conservação ordinária, conservação extraordinária e de beneficiação das partes comuns dos prédios em regime de propriedade horizontal.

POUPANÇA-HABITAÇÃO (conta). É semelhante a um depósito a prazo, com capitalização de juros, renovável automaticamente e mobilizável apenas para:aquisição, construção, recuperação, beneficiação ou ampliação de prédio ou frações de prédio para habitação própria e permanente, ou para arrendamento; realização de entregas a cooperativas de habitação e construção, para aquisição de terrenos destinados a construção.

PREÇO. É a forma de expressar monetariamente o valor do produto.

PRAZO DO EMPRÉSTIMO. Período que decorre entre a constituição e a extinção da dívida.

PRAZO DE FINANCIAMENTO. Espaço de tempo convencionado para a realização de um financiamento.

PREEMPÇÃO. Também denominado referência ou prelação, é a cláusula especial do contrato de compre e venda de bem móvel ou imóvel, que garante ao vendedor o direito de readquiri-lo junto ao comprador, desde que sustente igualdade de condições perante um terceiro interessado na compra.

PRÉMIO DE SEGURO. Custo a pagar, periodicamente, pelo segurado.

PRÉDIO. Ver edifício.

PRÉ-LANÇAMENTO. Fase que precede o lançamento oficial de um projeto imobiliário, sem presença maciça na mídia, divulgado apenas a um público restrito. No pré-lançamento, a comercialização geralmente ainda não foi iniciada, mas pode-se reservar unidades para compra futura.

PRESTAÇÃO. Pagamento feito em prazos periódicos e sucessivos, para cumprimento de uma obrigação na forma previamente estabelecida. Exemplo: pagamento das prestações de um financiamento imobiliário.

PROBIDADE. Integridade de caráter, honradez.

PROCON. Sigla de Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor. Ver também Código de Defesa do Consumidor.

PROCURAÇÃO. Documento através do qual uma pessoa (mandante) concede a outra (procurador) incumbência e poderes para tratar de negócios em seu nome. A procuração pode ser redigida de próprio punho, datilografada ou digitada, sendo obrigatório o reconhecimento da firma do mandante para sua validade.

PROCURADOR. Pessoa que, no contrato de mandato, recebe poderes do mandante para atuar em nome deste, praticando atos ou administrando interesses. Pode ser pública ou particular.

PRÓDIGO. Aquele que dilapida seus bens de forma compulsiva. É o esbanjador, o perdulário inconsequente  que leva à ruína do seu patrimônio, muitas vezes prejudicando a família.

PRODUTO. É qualquer coisa que possa ser oferecido a alguém para satisfazer uma necessidade.

PROJETO. Plano geral de uma edificação, reunindo plantas, cortes, elevações e detalhamento de cada uma das áreas de atuação na construção (arquitetura, elétrica, hidráulica, paisagismo, etc).

PROJETO APROVADO. Projeto que já passou por todas as etapas de aprovação junto aos órgãos da Prefeitura e tem autorização para ser registrado no Cartório de Imóveis, o que permitirá sua incorporação e construção.

PROJETO ARQUITETÔNICO. Diz-se do projeto elaborado por um arquiteto, e consiste em dar forma arquitetônica a todos os elementos de uma edificação, obedecendo as normas técnicas vigentes e condições de conforto e ambientação de cada uma das suas partes. O mesmo que projeto de arquitetura.

PROJETO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. Diz-se do estudo planejado, com plantas e desenhos (elaborados de acordo com as normas técnicas vigentes), necessários à execução das instalações elétricas de uma edificação.

PROJETO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS. Diz-se do estudo planejado, com plantas, desenhos, relação de materiais e outros detalhes necessários à execução das instalações passagem de água fria e/ou quente em uma edificação.

PROJETO EXECUTIVO. 1. Conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra. 2. Estágio da obra em que a construtora detalha todos os projetos executivos (como projetos de fundações, estrutura, elétrica, hidráulica etc). É o momento em que se realiza o chamado “ajuste fino” de todos os aspectos que irão envolver a construção. Nessa fase, o edifício é analisado de forma técnica e sistêmica: cada projeto representa um subsistema do amplo e complexo sistema global, cujas partes se relacionam entre si.

PROJETO NA PLANTA. Ver imóvel na planta.

PROJETO PAISAGÍSTICO. Projeto ambiental para decorar as áreas comuns do empreendimento. Estudo dos processos de preparação e realização da paisagem como complemento da arquitetura. Ver paisagismo.

PROPAGANDA. É qualquer forma de comunicação paga para de apresentação impessoal e de promoções de idéias, bens e/ou serviços feita através de diversos veículos de comunicação, por organizações ou indivíduos que se identificam na mensagem.

PROPRIEDADE. É o direito de usar, gozar e dispor dos bens, e de reavê-los do poder de quem quer que injustamente os possua. A propriedade do solo abrange tudo que está acima ou abaixo da superfície, respeitados os limites úteis ao seu uso.

PROPRIEDADE HORIZONTAL. É o ato pelo qual o edifício fica constituído numa pluralidade de unidades jurídicas individualizadas, chamadas frações autônomas. São também determinadas quais as partes comuns do edifício que ficam afetadas ao conjunto. A constituição da propriedade horizontal deve ser feita através de escritura pública.

PROTEÇÃO CONTRATUAL. O Código de Defesa do Consumidor garante a igualdade nas contratações, possibilitando a modificação ou a supressão de cláusulas contratuais que provoquem desequilíbrio entre o consumidor e o fornecedor, ou que prejudiquem uma das partes.

PRUMADA. Conjunto de peças ou elementos iguais de um edifício, considerados em seu alinhamento vertical. Exemplos: prumada hidráulica, prumada dos elevadores, prumada das escadas etc.

PULMÃO DE SEGURANÇA. Na arquitetura, utiliza-se o termo para o conjunto de dois portões, geralmente instalados próximos e paralelos, junto ao acesso de pedestres e/ou veículos de um empreendimento. O sistema visa identificação com maior segurança dos funcionários, moradores, visitantes e prestadores de serviços do condomínio, antes deles adentrarem, de fato, à edificação. O primeiro portão é aberto para o pré-acesso, mas a abertura do segundo portão somente é liberada após a identificação do usuário ou visitante, e mediante a permissão de entrada.

Q

QUADRA POLI ESPORTIVA. Quadra cujo piso tem marcação para a prática de vários esportes, geralmente futebol, basquete e vôlei.

QUADRA RECREATIVA. Quadra destinada à recreação, podendo ou não ter marcação para jogos.

QUITAÇÃO. 1. Ato de quitar, pagar integralmente uma dívida. 2. Prova de pagamento de dívida, mediante recibos e/ou outros documentos. 3. Ato escrito no qual o credor declara ter recebido do devedor o pagamento da dívida, liberando-o dessa obrigação.

QUORUM. Quantidade mínima obrigatória de membros presentes, ou formalmente representados, para que uma assembléia possa deliberar e tomar decisões válidas.

Consulte outras palavras começadas por: